21 julho 2012

Mortandade em Torres



     Olá! No último final de semana fui para Torres conhecer... E voltando para o carro, encontramos 3 pinguins mortes e um lobo marinho muito cansado. Não sei se ele estava doente, mas estava muito abatido. Imediatamente peguei o telefone e liguei para os bombeiros para pegar o número do órgão responsável para vir buscá-lo. Nossa! O bombeiro que me atendeu, muito do mau educado, me falou assim: "eu não tenho nada a ver com isso! Já atendi mas de 40 ligações sobre esse bicho!" e desligou o telefone. Liguei para o Ceclimar, mas ninguém atendeu...era domingo. Pesquisando, vi esta notícia no Clic RBS:


QUEM SÃO...

— Nome: Pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus)
— Peso: de 4 a 5 kg
— Altura: 45 cm
— Idade média: 18 anos
— Habitat natural: zonas costeiras do Chile e da Argentina
A MIGRAÇÃO
— Os pinguins-de-magalhães são originários da Patagônia
— Entre setembro e março, eles permanecem ao sul, para o ciclo de reprodução
— Entre março e setembro, migram para águas mais ao norte, em busca de alimento
— Alguns deles, mais jovens, podem chegar até a região do Estado do Rio de Janeiro
POR QUE ELES MORREM
Segundo especialistas, a maior parte dos animais encontrados no Estado morre por causas naturais, mas redes e óleos também são inimigos. Veja as principais razões:
— Hipotermia
— Exaustão
— Fome
— Desidratação
— Pneumonia
— Velhice

     Bom, pinguins velhos morrendo, até vai né! Mas e os jovens? Assisti alguns vídeos e os pescadores da região disseram que nunca haviam visto algo desta forma, apesar do site afirmar que todos os anos este "fenômeno" ocorre. Mas será mesmo? O litoral no região sul é lembrado somente no veraneio, e nestas épocas poucas pessoas o visitam e também há um certo esquecimento dos órgãos (pelo que vimos). Uma pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário