11 maio 2012

O que é Permacultura?

     
     A Permacultura já é muito praticada em todo o mundo e chegou ao Brasil  em 1992... Mas você sabe o que é?
     Permacultura é um sistema de design para criar ambientes humanos sustentáveis e produtivos, em equilíbrio e harmonia com a natureza. Tem como ética o cuidado com a terra, cuidado com as pessoas e repartição de excedentes. A Permacultura cria sistemas ecologicamente corretos, economicamente viáveis, que supram as próprias necessidades, que não explorem ou poluam e que sejam sustentáveis a longo prazo.
     Seus princípios são:
  1. Cuidados com o planeta
  2. Cuidados com as pessoas
  3. Compartilhar excedentes (inclusive conhecimentos)
  4. Limites ao consumo

     A Permacultura exige uma mudança de atitude que consiste basicamente em fazer os seres humanos viver de forma integrada ao meio ambiente, alimentando os ciclos vitais da natureza. Como ciência ambiental, reconhece os próprios limites e por isso nasceu amparada por uma ética fundadora de ações comuns para o bem do sistema Terra.

     "Permacultura é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza"  Bill Mollison
     
     Mollison e Holmgren buscaram princípios éticos universais surgidos no seio de sociedades indígenas e de tradições espirituais, que estão orientados na lógica básica do universo de cooperação e solidariedade. Não é possível praticar a Permacultura sem observá-los.
     Primeiro, será preciso assumir a ética do cuidado com a Mãe-Terra para garantir a manutenção e a multiplicação dos sistemas vivos. Depois, o cuidado com as pessoas para a promoção da autoconfiança e da responsabilidade comunitária. E por fim, aprender a governar nossas próprias necessidades, impor limites ao consumo e repartir o excedente para facilitar o acesso de todos aos recursos necessários à sobrevivência, preservando-os para as gerações futuras. 
     Se cada um pensar em suas atitudes, consumos e disperdícios, podemos mudar o todo, respeitando o planeta, nossa casa, aquilo que nos acolhe e nos alimenta.


Fonte: Opa Brasil, Permear

Nenhum comentário:

Postar um comentário