17 janeiro 2012

Papel: uso consciente!

     Assistindo a propaganda muito foda do Banco Itaú (não tem como ficar séria!), vamos aproveitar e conhecer algumas dicas para redução do seu uso.


Você sabia?
Na fabricação de papel, a madeira que vem do Eucalipto, de Pinus Eliotti e em menor quantidade de Pinus Taeda, é transformada em polpa. O rendimento é cerca de 50% - mais ou menos metade da árvore são nódulos, lignina e outras substâncias que não servem para fazer papel. Então, isso significa que um pinheiro produz cerca de 323 quilogramas de papel. Suponhamos uma resma de papel para uma fotocopiadora, ela pesa cerca de 2,27 kg e contém 500 folhas. Ou seja, 1 árvore = 500 folhas.
Pense para imprimir
Comece imprimindo apenas o que é realmente necessário, como contratos. A WWF criou um programa de computador que propõe evitar esse desperdício causado pelas impressões. Ao criar um documento, você pode salvá-lo na extensão: wwf.  Assim, ele fica bloqueado para impressão. Se estiver nesse “formato verde”, vai ser impossível passar pela impressora. Para usar, é preciso baixar um programinha no site Save as WWF. Cerca de 53 mil downloads já foram feitos.


Entenda sua impressora

O texto cortou, a planilha saiu pela metade… e lá se vai um monte de papel até a impressão sair do jeito que você quer. Aprenda a configurar e visualizar a impressão antes de dar o “ok” no botão pra “ver como fica”. Deixar a impressora no modo rascunho também é interessante, pois evita gasto de tinta sem necessidade.

Sem espaços em branco
Se for imprimir muitas folhas, no caso de apostilas, manuais ou textos longos, use os dois lados. Além de economizar papel, o material vai ficar mais leve, mais prático de carregar.

Bloco legal
Bloquinhos de anotação são super úteis: dá pra fazer a lista do supermercado, anotar tarefas do dia, deixar um recado… Faça o seu próprio bloco reutilizando o verso de folhas que já foram usadas.

Recicle
Não dá mais pra reaproveitar o papel usado? Separe-o para reciclagem. Embora o processo também consuma energia, o papel reciclado evita derrubada de mais árvores e consome menos água ao ser produzido.

Cada um fazendo a sua parte!


(fonte: Marketing)

Nenhum comentário:

Postar um comentário